Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Você é heterossexual só por que a sociedade prefere assim?


Pense sem nenhuma barreira, sem se questionar se é certo ou não, sem racionalizar nada: você já sentiu atração por pessoas do sexo oposto?
Se você ainda estiver na dúvida sobre essa resposta, provavelmente é porque ainda tem “travas sociais” atrapalhando a sua aceitação. É difícil assumir para si mesmo que já gostou ou sentiu atração por alguém do mesmo sexo. É “mais fácil” ser heterossexual e estar “dentro dos padrões sociais”, não é?
Alguns estudiosos têm algumas teorias interessantes para explicar o porquê de sua dúvida. A sociedade exerce forte influência para que os indivíduos se definam como heterossexuais, afirmou Richard Miskolci, professor do departamento de Sociologia da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), em entrevista ao UOL.
Segundo o sociólogo, “todos têm essa possibilidade de se relacionar com o mesmo sexo, mas, no processo de socialização, as pessoas podem perdê-la. Desde crianças somos adestrados. Heterossexualidade não é algo natural, hoje sabemos que ela é compulsória”.
Desde pequenos, os filmes, desenhos e os nossos próprios pais nos mostram que um relacionamento precisa ser entre homem e mulher. E se a criança pensa diferente, logo precisa tentar esconder isso e se adaptar ao padrão social. Não pode ter beijo gay na novela, não podem ensinar sobre esse tipo de diversidade na escola e os desenhos precisam mostrar dois personagens essenciais: o príncipe encantado e a princesa que será salva por ele. Dessa forma, homens crescem acreditando que precisam ser esses super-heróis, enquanto as mulheres precisam sonhar com um homem maravilhoso com quem deverá se casar e ter filhos.
Obviamente, quando as pessoas se descobrem homo ou bissexuais ficam totalmente “decepcionadas”. Eu não vou ser aquela menina que vai casar de branco na Igreja e constituir uma família? O que os meus pais vão pensar, o que os meus amigos vão pensar? E quais fotos eu vou colocar no Facebook?
Mas e se desde pequenos soubéssemos que tudo isso é absolutamente natural, que podemos nos envolver com ambos os sexos, casar, ter filhos e falar normalmente com qualquer pessoa sobre o assunto?
Será que você ainda seria heterossexual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário